Condição de contorno de Dirichlet

Em matemática, a condição de contorno de Dirichlet (ou de primeiro tipo) é um tipo de condição de contorno, nomeada em homenagem a Johann Peter Gustav Lejeune Dirichlet (1805-1859)[1]. Quando aplicada sobre uma equação diferencial ordinária ou parcial, especifica os valores que uma solução necessita tomar no contorno do domínio. A questão de encontrar-se soluções para tais equações é conhecida como problema de Dirichlet.

No caso de uma equação diferencial ordinária tal como:

no intervalo [0,1] as condições de contorno de Dirichlet tomam a forma:

onde α1 e α2 são números dados.

Para uma equação diferencial parcial num domínio Ω⊂ℝⁿ tal como:

onde denota o Laplaciano, a condição de contorno de Dirichlet toma a forma:

onde f é uma função conhecida definida no contorno ∂Ω.

Condições de contorno de Dirichlet são talvez as mais fáceis de serem entendidas, mas existem muitas outras condições possíveis. Por exemplo, há a condição de contorno de Cauchy ou condição de contorno mista que é uma combinação das condições de Dirichlet e Neumann.

Ver também

Referências

  1. Cheng, A. and D. T. Cheng (2005). Heritage and early history of the boundary element method, Engineering Analysis with Boundary Elements, 29, 268–302.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.