Condução de calor relativística

A teoria da condução de calor relativística (em inglês Relativistic Heat Conduction, RHC)[1] reivindica ser o único modelo para a condução térmica (e processos de difusão similares) que é compatível com a teoria da relatividade especial, a segunda lei da termodinâmica, eletrodinâmica e mecânica quântica, simultaneamente. As principais características da RHC são:

  1. Admite uma velocidade finita para a propagação do calor, e permite efeitos relativísticos quando os fluxos de calor transientes aproximam-se desta velocidade.
  2. Remove a possibilidade de situações paradoxais que possam violar a segunda lei da termodinâmica.
  3. ELa, implicitamente, admite a dualidade onda-partícula do calor transportando “fônon”.

Estes resultados são obtidos por (1) atualizar a equação de Fourier de condução de calor para a forma de uma equação telégrafo da eletrodinâmica, e (2), que introduz uma nova definição do vetor fluxo de calor. Por conseguinte, a RHC dá origem a uma série de fenômenos interessantes, tais como ressonância térmica e ondas de choque térmicas, que são possíveis durante aquecimento de isolantes por laseres pulsados de alta frequência. A principal característica interessante da teoria é a sua elegância e simplicidade matemática.

Referências

  1. Y.M. Ali, L.C. Zhang, Relativistic heat conduction, Int. J. Heat Mass Trans. 48 (2005) 2397.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.