Conqueiros

Conqueiros é um lugar da União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa no Distrito de Leiria, Portugal, e também é onde o cão mais velho de todos os tempos, Bobi, viveu.

Conqueiros
Conqueiros
Distrito Leiria
Município Leiria
Freguesia União das Freguesias de Souto da Carpalhosa e Ortigosa
Área 2,08[1] km²
População 314 hab. (2011)
Densidade 151,1 hab./km²
Orago Santo Ildefonso
Código postal 2425
Povoações de Portugal

Características / Historial

Conqueiros situa-se a norte de Leiria, perto de Souto da Carpalhosa e de Ortigosa, num planalto a mais de 125 metros de altitude (um dos pontos mais altos da região). Nesta zona, relativamente acidentada, destaquem-se grandes pinhais, vinhas, pomares, olivais, e também o eucalipto. O solo é fértil e irrigado nas zonas baixas, permitindo uma agricultura produtiva ligada ao milho, feijão, forragens e products hortícolas.[2]

Das mais influentes na freguesia, a família Alves de Matos foi a mais importante desta localidade, já que garantia trabalho e sustento a grande parte dos habitantes de Conqueiros e das aldeias limítrofes até meados do século XX, acabando com morte do seu último descendente Luís José Alves de Matos, falecido a 26 de Abril de 1994.

Igreja de Conqueiros, Conqueiros, Leiria

Alguns dos seus conhecidos membros foram figuras de relevo não só localmente, mas também a nível nacional, como é o caso de D. José Alves de Matos, nomeado Arcebispo de Mitilene em Junho de 1903 e Sagrado a 8 de Novembro do mesmo ano, sepultado no Adro da Igreja de Conqueiros, doada pela família Alves de Matos ao povo de Conqueiros (a igreja foi reconstruída em 1797[3] e tem como padroeiro Santo Ildefonso[4]). A trasladação para este local foi autorizada por Portaria conjunta nº 19/82, de 8 de Janeiro, do Ministério da Administração Interna e do Ministro da Justiça. Nomeado Desembargador da Relação e Cúria Patriarcal a 8 de setembro de 1892, Cónego da Sé de Lisboa a 22 de Maio de 1895 e Tesoureiro da mesma Sé a 4 de Outubro de 1899, doou ao povo, conjuntamente com a sua irmã, a quinta onde se situa hoje o Colégio da Cruz da Areia, em Leiria. O seu mérito já foi reconhecido pela Câmara Municipal de Leiria, ao atribuir o seu nome a uma das artérias da cidade.[5]

No mesmo local está sepultado o padre Inácio José de Matos editor da célebre obra "O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria", de 1868, com a colaboração de D. Frei Francisco de S. Luiz, obra que compila inúmeros manuscritos de autores desconhecidos do século XVII e que é considerada pelos historiadores uma das mais importantes e melhores fontes da história de Leiria, que não se resume apenas às primeiras Cortes da Nação.

Fundado em 6 outubro 1977, o Rancho Folclórico Juventude Amiga de Conqueiros foi federado em 15 dezembro 1998.

Referências

  1. «Conqueiros». Citypopulation.de. Consultado em 13 de agosto de 2018
  2. «Noticias historicas – Conqueiros». Quinta Alves de Matos. Consultado em 12 de agosto de 2018
  3. «Noticias historicas – os "Alves de Mattos"». Quinta Alves de Matos. Consultado em 12 de agosto de 2018
  4. Autor desconhecido – O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria. Braga: Typographia Lusitana, 1868.
  5. «Rua Dom José Alves de Matos». Portugalio. Consultado em 12 de agosto de 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.