Conselho Nacional de Secretarias Municipais

Conselho Nacional de Secretarias Municipais cuja sigla (CONASEMS), fundada em 12 de Abril de 1988, tem a sua importância na luta pelo direito e cidadania brasileira.[1]

História

No dia 20 de março de 1986, houve a reunião de 77 secretário municipais na assembléia de Brasília, decidindo pontos importantes para o reconhecimento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS). Neste mesmo dia foi publicado documentos de de 12 posicionamentos e propostas que foi um marco para o desenvolvimento do SUS através da assembléia constituinte.

Foi consolidado pelo Nelson Rodrigues dos Santos, pautas documentadas de ações para a organização dos Conselhos/Colegiados estaduais de Secretários Municipais de saúde (COSEMS) para a organização das Comissões Intergestores Bipartite (CIB), e a fundação e criação do CONASEMS.

Em 1987, foi estabelecido durante conferência de Londrina a Comissão Provisória Nacional com a presença de representantes de todos estados da federação. A comissão foi diriginda por Eduardo Nascimento e Gilberto Martn.

Ligações externas

Referências

  1. «Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde». Agência Brasil. Consultado em 12 de abril de 2021
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.