Consumidor iniciador

Um adotante inicial ou cliente pioneiro (ou farol) é um cliente inicial de uma determinada empresa, produto ou tecnologia . O termo foi cunhado em Difusão de Inovações por Everett M. Rogers (1962). [1]

Normalmente, os adotantes iniciais são clientes que, além de usarem o produto ou a tecnologia do fornecedor, também fornecem feedback considerável e sincero para ajudar o fornecedor a refinar seus futuros lançamentos de produtos, bem como os meios associados de distribuição, serviço e suporte. A adoção antecipada também pode ser referida como uma forma de teste nas fases iniciais de um projeto.

Adotantes iniciais, conforme mostrado na curva de sino de Rogers

A relação é sinérgica. O cliente recebe acesso antecipado (e às vezes único, ou pelo menos exclusivamente antecipado) a um novo produto ou tecnologia vantajosa. Em troca, o cliente também pode servir como uma espécie de cobaia e informar problemas e/ou sugerir melhorias.

Em troca de ser um dos primeiros a adotar e, portanto, estar exposto aos problemas, riscos e aborrecimentos comuns aos testes e implantação de produtos em estágio inicial, o "cliente pioneiro" às vezes recebe assistência e suporte especialmente atentos do fornecedor, até mesmo ao ponto de ter pessoal no local de trabalho do cliente para auxiliar na implementação. Às vezes, o cliente recebe preços, termos e condições preferenciais, embora a nova tecnologia seja muitas vezes muito cara, de modo que o primeiro adotante ainda paga bastante.

O fornecedor, por outro lado, beneficia do recebimento de receitas antecipadas e também do endosso e assistência de um cliente pioneiro no desenvolvimento adicional do produto e dos seus mecanismos de entrada no mercado. A aquisição de clientes pioneiros é uma etapa comum no desenvolvimento e implementação de novos produtos. O foco no mundo real que esse tipo de relacionamento pode trazer para um fornecedor pode ser extremamente valioso.

A adoção antecipada traz armadilhas: as primeiras versões dos produtos podem apresentar bugs e/ou serem propensas a funcionar mal. Além disso, versões mais eficientes, e às vezes menos caras, do produto geralmente aparecem alguns meses após o lançamento inicial ( Apple iPhone ). [2] [3] A tendência de novas tecnologias custarem mais no lançamento é frequentemente chamada de "taxa dos primeiros adotantes". [4]

Referências

  1. Rogers, Everett M. (1962). Diffusion of Innovations. [S.l.]: Free Press of Glencoe, Macmillan Company
  2. "Top 5ive Gadgets You Shouldn't Buy", AOL Money & Finance (page saved by the Internet Archive, April 12, 2008)
  3. Making sense of the million-dollar iPhone lawsuit, C|Net, October 3, 2007 (page saved by the Internet Archive on October 26, 2012)
  4. «The Early Adopter's Gamble». CBS News
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.