Convenção sobre a Patente Europeia

A Convenção sobre a Patente Europeia (CPE) ou Convenção de Munique é um tratado multilateral que cria o Instituto Europeu de Patentes e estabelece um sistema jurídico autônomo e um procedimento único de concessão de patentes para os estados signatários (32 países em março de 2007), que, em sua maioria, são membros da União Europeia.

Estados contratantes da CPE em 1 de outubro de 2010

A Convenção sobre a Patente Europeia foi estabelecida em 5 de outubro de 1973 e entrou em vigor no dia 7 de outubro de 1977. Na altura do seu estabelecimento, foi ratificada pelos seguintes países: Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Luxemburgo e Suíça.

Em setembro do ano 2000, o Conselho de Administração do IEP aprovou uma proposta de alteração da convenção, denominada CPE 2000. Essa proposta foi submetida a uma conferência diplomática entre 20 e 29 de novembro daquele ano, quando foi proposta a sua ratificação.

No dia 13 de dezembro de 2005, a Grécia tornou-se o décimo-quinto país a ratificar a alteração. O CPE 2000 entrou assim em vigor exactamente dois anos depois, no dia 13 de dezembro de 2007.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.