Convento da Cartuxa (Caxias)

O Convento da Cartuxa localiza-se em Laveiras (Caxias (Oeiras), Grande Lisboa). É um dos dois conventos da Ordem dos Cartuxos no país, sendo o outro o Convento da Cartuxa de Évora.[1]

Igreja do Convento da Cartuxa vista do portão de entrada

História

Remonta a um primitivo templo erguido no vale da ribeira de Barcarena pelos frades da Ordem de São Bruno, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição e de São Bruno de Colónia. Em 1736 foi concluindo o atual templo, em local mais ermo que o anterior, coincidindo com a época em que também se começava a erguer a Quinta Real de Caxias.

Desde 1903 aqui funciona o Instituto Padre António de Oliveira. O Convento é propriedade do Ministério da Justiça. Não se encontra aberto ao público, apenas sendo visível do exterior. Aos domingos é celebrada missa ao meio-dia.

Em 2012, foi aqui parcialmente filmado o filme Comboio Noturno Para Lisboa com Jeremy Irons.

Em 17 de fevereiro de 2021, foi assinado o auto de cedência do edifício ao Município de Oeiras, que vai investir cerca de 7,5 milhões de euros naquele património abandonado há 30 anos. A concessão é de 42 anos[2].

Características

O templo, numa imitação livre da Igreja da Cartuxa de Évora, cuja traça se assemelha à da de Santa Cecilia in Trastevere, em Roma, apresenta uma imponente fachada em pedra de calcário. Não tem torres sineiras, colocando no ponto mais elevado e central, a Virgem com o Menino ("Santa Maria Vallis Misericordiae").

Ao lado esquerdo, uma porta permite o acesso direto a um pequeno claustro de três arcos em cada ala, mandado construir pelo cardeal D. Luís de Sousa nos finais do século XVII.

Ligações externas

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.