Convento e Igreja de Nossa Senhora da Soledade

O Convento e Igreja de Nossa Senhora da Soledade está localizado no município de Goiana, Pernambuco. Com um estilo marcado pela transição do barroco para o maneirismo (que se faz notável pelas alas que se estendem transversalmente à nave central, conservando-se em suas aberturas as tulicas do mourisco), o convento e a igreja foram originalmente construídos em 1753.[1]

História

As origens da Igreja remontam o ano de 1752, quando o ermitão João da Soledade e o senhor Alexandre de Souza iniciam a construção sobre as terras do Engenho Boa Vista, de propriedade do capitão-mor José Camelo Pessoa, que doou a Igreja o terreno para o templo e mais 20 braças, terminando a obra possivelmente em 1753. No ano de 1850, Frei Caetano, um missionário capuchinho, reconstruiu o convento. Sua fachada é composta por três portas, sendo uma nave e duas dos corredores laterais para o acesso do convento. No seu interior há altares com nichos e santos. Possui como raridade uma roda de coletar esmola que servia na época para receber crianças órfãs e rejeitadas.

O convento possui uma obra arquitetônica original com uma bela feitura e perspectiva, principalmente pela excelente posição topográfica do edifício, com sua planta em forma de "T". Há ainda três imagens brasileiras de madeira do século XVII. Anexo à igreja funciona o Abrigo São José para idosos, fundado em 1966 pelo Frei Tarcísio de Arruda Fontes.

É considerada patrimônio nacional pelo IPHAN desde 1938.

Referências

  1. «Convento da Soledade». Consultado em 13 de julho de 2013
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.