Convento dei Ministri degli Infermi

Convento dei Ministri degli Infermi é um antigo convento localizado na esquina da Via della Maddalena com a Via del Collegio Capranica, no rione Colonna de Roma[1].

Ontem e hoje
Vista em 2007
Vista na Piazza della Maddalena. Em primeiro plano, a igreja de Santa Maria Maddalena e o convento logo ao lado.

História

Em 1586, São Camilo de Lellis, fundador da Ordem dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos ("Camilianos"), recebeu do papa Sisto V um pequeno hospital que incluía a pequena igreja de Santa Maria Maddalena (já na Piazza della Maddalena), um complexo que pertencia à Arciconfraternità del Gonfalone e que, em 1621, foi adquirido pelo papa Gregório XV por 14 000 escudos[1].

A construção de um novo convento começou em 1628, mas dificuldades financeiras atrasaram a inauguração. Trabalharam na obra, entre outros, Giacomo Mola e Giovanni Francesco Grimaldi[1]. A ala na Via della Maddalena (além da lógia no primeiro andar e a escadaria) foi projetada por Carlo Bizzaccheri[2][1]. O complexoincluía lojas e apartamentos para aluguel que proviam uma fonte de renda para a ordem[2].

Entre 1732 e 1743 foram realizadas novas obras de ampliação na qual trabalharam Sebastiano Cipriani, Emanuel Rodriguez dos Santos (corpo central e ala norte) e Giuseppe Francesco Rosa. Entre 1756 e 1764, Francesco Nicoletti construiu o ático do lado leste do pátio interno e a biblioteca[1].

O edifício ainda hoje é a sede da ordem dos camilianos[1].

Referências

  1. «Convento dei Ministri degli Infermi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Chiesa di S. Maria Maddalena» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.