Convento di Sant'Antonio Abate

Sant'Antonio Abate dei Maroniti é uma capela localizada no Convento di Sant'Antonio Abate, na Piazza di San Pietro in Vincoli, no rione Monti de Roma, onde fica a sede da Igreja Maronita na capital italiana. A capela é dedicada a Santo Antão do Deserto (Santo Antônio do Egito).[1]

Vista do convento a partir da Piazza di San Pietro in Vincoli.

História

Aquarela de Achille Pinelli (década de 1830). O portão no centro à esquerda hoje serve de entrada para a Casa Provinciale delle Piccole Sorelle dei Poveri, construída no terreno do antigo jardim dos maronitas.

Em comunhão plena com a Igreja Católica, os maronitas se orgulham de seu rito próprio e de nunca terem perdido sua união com a Santa Sé. A ordem monástica maronita da Santa Virgem Maria (em italiano: Ordine Maronita Mariamita di Sant'Antonio Abate) foi fundada em 1695 por três jovens de Alepo, que fundaram o primeiro mosteiro no Vale do Kadisha, no norte do Líbano, o Mosteiro de Qannoubine (ainda existente). Em 1707, o papa Clemente XI presenteou o complexo conventual de Santi Marcellino e Pietro al Laterano à nova ordem, que rapidamente ganhava adeptos. Contudo, o mosteiro não progrediu e a igreja se arruinou de tal forma que uma reconstrução completa se fez necessária. Por conta disto, os monges se mudaram em 1753 e fundaram o convento moderno, onde estão desde então. Os monges adquiriram uma villa particular com um grande jardim e converteram um das salas em uma capela, sem nenhuma pretensão arquitetônica. Em 1770 houve um cisma na ordem sobre a questão da atividade pastoral do monges. Os que eram a favor foram chamados de "alepinos" ("de Alepo") e os que não, de "libaneses". Os primeiros mantiveram a posse do convento, que é hoje a sede mundial da ordem. No final do século XIX, o edifício foi completamente remodelado, transformando-se num palácio de quatro andares em estilo neorrenascentista todo branco.[2]

A capela, que não tem nenhuma identidade arquitetural própria, é privada e fechada a visitantes. Onde ficava o jardim está atualmente Casa Provinciale delle Piccole Sorelle dei Poveri, frequentemente confundido com o convento dos maronitas.[2] Atualmente funciona no local o Collegio Maronita Mariamita di Sant'Antonio Abate.

Referências

  1. «Collegio Maronita Mariamita di Sant'Antonio Abate» (em italiano). InfoRoma
  2. Baglioni, Pina (4 de maio de 2011). «L'arcipelago maronita» (em italiano). 30 Giorni
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.