Cooch Behar

O principado de Cooch Behar ficava cerca de 400 km ao norte de Calcutá, na confluência do rio Bramaputra e do Tista. Sua localização era ao sul do Butão, no leste da Índia, ao norte do Paquistão Oriental (hoje Bangladesh), onde atualmente está o estado de Bengala Oriental. Sua extensão territorial era de 3.414 km²

    História

    Os primeiros registros dessa nação vêm de 1510 e a mesma existiu como um principado até 1947. Na época de Akbar, o Grande, Chandan Nârâyan (Dinastia Chauhan) separa essa nação do Império Kamata. Por volta de 1510, Bishwa Singha transferiu a capital de Chikna , que ficava nas montanhas, para Hingulabas, na planície. Nar Nârâyan tomou os hoje Manipur e Tripura, juntando-os a seu Reino. Pran Nârâyan invadiu a sede do Império Mogol, Ghoraghat Upazila (em Bengala).

    Depois, em 1661, o mesmo Pran tomou Daca, mas foi forçado a capitular e assinar um tratado de paz em 1664. No ano seguinte o Rajá Mod Nârâyan auxiliou com 5 000 de sus homens o Rajá Ram Singh, rei de Amber e comandante dos exércitos do Sultanato de Deli, na guerra contra o Rajá de Assam. Rup Nârâyan mudou novamente a capital, que tomou o nome de Behar, de Atharokotha para Guriahati Gram sobre a margem direita Rio Torsa.

    Durante o reinado de Debendra Nârâyan (1763 – 65), a administração do estado desmoronou e o país foi invadido pelo Reino do Butão, do qual se tornou vassalo. Em 1772, com o apoio dos britânicos, Cooch Behar se libertou dos butaneses e permaneceu como um domínio do Império Britânico até 1947, Independência da Índia, quando foi integrado ao estado de Bengala Oriental.

    Ver também

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.