Cordilheira Aleutiana

A Cordilheira Aleutiana é uma importante cordilheira do sudoeste do Alasca, que se estende desde o lago Chakachamna (130 km a sudoeste de Anchorage) até à ilha Unimak, englobando a península do Alasca e a ilha Unimak, na direção das ilhas Aleutas.[1] Inclui todas as montanhas da península. É especialmente significativa pelo grande número de vulcões ativos. A parte continental da cordilheira tem um comprimento de 1000 km; as ilhas Aleutas formam geologicamente uma extensão ocidental a esta cordilheira parcialmente submersa que se estende por mais 1600 km. Porém, a designação oficial «Cordilheira Aleutiana» inclui apenas os picos continentais e os picos da ilha Unimak.

Cordilheira Aleutiana
  acidente geográfico  
Cordilheira Aleutiana
O monte Veniaminof, na cordilheira Aleutiana
Localização

Mapa dos vulcões da Península do Alasca
Coordenadas 60° 29' 7" N 152° 44' 35" O
Continente América do Norte
País  Estados Unidos
Estado Alasca
Características gerais
Tipo
Cume(s) mais alto(s) Monte Redoubt (3108 m)

A cordilheira é quase completamente zona virgem e sem estradas, e o Parque e Reserva Nacional Katmai, um grande parque nacional dentro da cordilheira acessível por barco ou avião.

O coração da cordilheira Aleutiana pode dividir-se em três grupos montanhosos. Listadas de sudoeste para nordeste, são:

Principais montanhas:

Referências

  1. «Cordilheira Aleutiana» (em inglês). Getty Thesaurus of Geographic Names. Consultado em 17 de dezembro de 2019

Ligações externas

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.