Cordilheira Central (República Dominicana)

A Cordilheira Central é a cadeia montanhosa mais importante da República Dominicana e de toda a ilha Hispaníola atravessando-a em direção noroeste-sudeste, e contém os pontos mais elevados das Antilhas.[1]

É onde nascem os rios mais longos e caudalosos da República Dominicana: rio Yaque del Norte, rio Yaque del Sur, rio Yuna, rio Camú e rio Bao, entre outros, e também o maior rio da ilha, que desagua no Haiti, o rio Artibonite.

A Cordilheira Central é geologicamente do período Cretáceo, originando.se numa cadeia de vulcões. Esta cordilheira projeta-se nos mapa na direção noroeste-sudeste. Partindo da Península de São Nicolau, no Haiti, estende-se em território dominicano desde Restauración e Loma de Cabrera até às imediações de Baní e San Cristóbal.

O seu ponto mais elevado é o pico Duarte, com 3098 m.

Referências

  1. «Cordilheira Central (República Dominicana)». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.