Corredor de Lachin

O corredor de Lachin (em armênio/arménio: Լաչինի միջանցք, transl. Lachini mijantsk, em azeri: Laçın koridoru, em russo: Лачи́нский коридо́р, transl. Lachinskiy koridor) ou de Berdzor é um passo de montanha do Azerbaijão. É o caminho mais curto entre a Armênia e Alto Carabaque, mas também uma ligação entre o Azerbaijão e a Naquichevão, que lhe dá uma dupla importância estratégica.

Localização do corredor de Lachin

Está localizado no rayon de Lachin no Azerbaijão.

História

O corredor forma a rota mais curta entre a Arménia e o Alto Carabaque, e foi aberto em 1992 durante a Guerra do Alto Carabaque, ficando sob o controle do Exército de Defesa de Artsaque.

Em uma declaração perante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 18 de setembro, 2005, o Ministro das Relações Exteriores do Azerbaijão, Elmar Mammadyarov, disse que sugeriu renomear o passe "Caminho da Paz", para garantir a comunicação dos armênios que vivem na região de Naquichevão com a Armênia e dos azerbaijanos que vivem na região de Naquichevão com o resto da Azerbaijão, "desde que a segurança desta estrada seja garantida por forças multinacionais de manutenção da paz na fase inicial".

Após o acordo que encerrou o conflito armado no Alto Carabaque que se desenvolveu entre o Azerbaijão e a Armênia em 2020 , o Lachín corredor será responsável por forças de paz da Federação Russa por um período de cinco anos.[1]

O território do corredor hoje abrange as aldeias de Zabuque, Sus e a cidade de Lachin. Em 26 de agosto, 2022, esses assentamentos foram devolvidos ao controle de Azerbaijão.

Ver também

Referências

  1. «Os detalhes do acordo entre Armênia e Azerbaijão que interrompe a guerra em Nagorno-Karabakh após 44 dias». Emol (em espanhol). 10 de novembro de 2020. Consultado em 10 de novembro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.