Corrente humana
Uma cadeia humana ou corrente humana é uma forma de demonstração popular na qual as pessoas manifestantes dão as mãos como forma de solidariedade política, formando uma longa corrente.

Cadeia humana em Taiwan, com 500 km de comprimento.
O número de envolvidos numa cadeia humana é frequentemente desconhecido e os protestos são geralmente pacíficos.
Grandes cadeias humanas
- A maior de sempre terá sido a Hands Across America, em 25 de Maio de 1986, com cerca de 5 milhões de participantes nos Estados Unidos da América. Tratava-se de um evento destinado a recolher fundos contra a fome.
- Outra grande corrente humana foi a Cadeia Báltica, realizada nos países bálticos em 23 de Agosto de 1989, com fins de protesto político contra a ocupação soviética da Estónia, Letónia e Lituânia e terá conseguido unir 2 milhões de pessoas entre Vilnius e Tallinn.
- Em 28 de Fevereiro de 2004, um apelo à paz em Taiwan reuniu entre 1 e 2 milhões de pessoas.
- Um protesto contra a violência em Timor-Leste foi organizado em 8 de Setembro de 1999 em Lisboa na forma de cadeia humana, e reuniu mais de 300.000 pessoas, num apelo à intervenção do Conselho de Segurança das Nações Unidas.[1]
Referências
- «Notícia da corrente humana de Lisboa por Timor-Leste, 1999». Consultado em 24 de fevereiro de 2008. Arquivado do original em 1 de março de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.