Couve-galega

A couve-galega (entre outros nomes regionais) é um cultivar de couve (Brassica oleracea var. Acephala), de caule razoavelmente alto e folhas largas, usada na confecção da sopa conhecida como caldo verde, típica de Portugal e da Galiza, bem como nos típicos "caldos de Berças". Além disso, é muito apreciada como acompanhamento da famosa feijoada brasileira.

Couve-galega
Couve-galega
Couve-galega
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnaeoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Brassica
Espécie: B. oleracea
Cultivares
Brassica oleracea, grupo Acephala

A couve-galega tem outros nomes mesmo dentro de Portugal, como horto e couve-ratinha. Na zona serrana de Águeda, na Serra do Caramulo, também a identificam por "couve alta". Já no Brasil é conhecida por couve ou couve-folha (para diferenciá-la da couve-flor). Em São Paulo é conhecida como couve-manteiga. Na Galiza, é popularmente conhecida como verza/verça[1], assim como também as suas folhas.

Cultivo

A Couve Galega pode-se semear de Março a Junho. É muito resistente ao frio, pragas e doenças, e adapta-se a qualquer tipo de solo. Espaçamento: 90 cm entre linhas e 80 cm entre plantas. A Couve Galega é também uma importante planta melífera e as suas flores são um banquete para abelhas, joaninhas e uma grande diversidade de insetos polinizadores.

Aplicação

A couve é rica em vitamina C, um oxidante sensacional que ajuda na proteção de doenças cardíacas e na perda de visão.

Referências

  1. «Verça, Dicionário Electrónico Estraviz». estraviz.org. Associação Galega da Língua. Página visitada em 13 de junho de 2014.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.