Cristofano Allori

Cristófano Allori (Florença, 17 de outubro de 1577 - 1621), pintor italiano, filho de Alessandro Allori, dedicou-se à pintura de madalenas, virgens e retratos, tendo-se inspirado nos decoradores romanos. A sua obra mais conhecida é Judite e Holofernes.

Cristofano Allori
Cristofano Allori
Nascimento 17 de outubro de 1577
Florença
Morte 1 de abril de 1621 (43 anos)
Florença
Cidadania Grão-Ducado da Toscana
Etnia Italianos
Progenitores
Ocupação pintor
Obras destacadas Judite com a Cabeça de Holofernes
Movimento estético maneirismo
Judite com a cabeça de Holofernes, c. 1580, óleo sobre tela, 139 × 116 cm.

Vida

Foi um pintor italiano da escola maneirista florentina, pintando principalmente retratos e temas religiosos. Allori nasceu em Florença e recebeu as primeiras aulas de pintura de seu pai, Alessandro Allori, mas ficando insatisfeito com o desenho anatômico duro e a coloração fria deste último, entrou no ateliê de Gregorio Pagani, um dos dirigentes do escola florentina tardia, que buscava unir o colorido rico dos venezianos com a atenção florentina ao desenho. Allori também parece ter trabalhado com Cigoli.[1]

Quando ainda jovem, ele se tornou um retratista da corte para os Médicis, embora muitas de suas encomendas fossem réplicas de retratos de seu antecessor Bronzino, ou tivessem a participação de outros.

Suas pinturas se distinguem por sua estreita aderência à natureza e pela delicadeza e perfeição técnica de sua execução. Sua habilidade técnica é demonstrada pelo fato de que várias cópias que ele fez das obras de Correggio foram consideradas duplicatas pelo próprio Correggio. Sua extrema meticulosidade limitou o número de suas obras. Vários exemplos podem ser vistos em Florença e em outros lugares.

Sua obra mais famosa, em sua época e agora, é Judith com o Chefe de Holofernes. Ele existe em pelo menos duas versões de Allori, das quais a versão principal é talvez a da British Royal Collection, datada de 1613, com vários pentimenti. Uma versão de 1620 no Palazzo Pitti em Florença é a mais conhecida e existem várias cópias de estúdio e outras mãos. Segundo a biografia quase contemporânea de Filippo Baldinucci, o modelo para Judith foi sua ex-amante, a bela "La Mazzafirra", que também está representada em sua Madalena, a cabeça de Holofernesé um autorretrato, e a empregada é a mãe de "La Mazzafirra".[2][3]

Galeria

Ver também

Referências

  1. Lucy Whitaker, Martin Clayton, A Arte da Itália na Coleção Real; Renaissance and Baroque , Royal Collection Publications, 2007, ISBN  9781902163291
  2. Whitaker e Clayton, p. 270
  3. This article incorporates text from a publication now in the public domain: Chisholm, Hugh, ed. (1911). "Allori, Alessandro". Encyclopædia Britannica (11th ed.). Cambridge University Press.

Ligações externas

  • Orazio and Artemisia Gentileschi, a fully digitized exhibition catalog from The Metropolitan Museum of Art Libraries, which contains material on Cristofano Allori (see index)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.