Cruz da Jornada Mundial da Juventude

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (frequentemente abreviada para JMJ), mais conhecida como Cruz Peregrina ou Cruz dos Jovens, é um crucifixo madeira feito para viajar para vários países entre uma e outra edição da JMJ, desde 1984, a pedido do então papa João Paulo II.[1] Ele foi entregue à juventude católica pelo próprio Papa no final do Ano Santo com as palavras: "Levem-na a todo o mundo como um sinal do amor do Senhor Jesus."[2][3]

A cruz da JMJ junto do Ícone de Nossa Senhora em seu itinerário na Alemanha, em abril de 2004. Na época, o país se preparava para sediar a XX Edição do evento, na cidade de Colônia.

É também chamada por diferentes nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, e é um dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, junto com o Ícone de Nossa Senhora. O hino da Jornada Mundial da Juventude também é considerado um grande símbolo para cada edição.

História

Inscrição

Junte-se a Cruz da Juventude

A tradução da inscrição na Cruz da Juventude da JMJ é:

Na cruz original, que a partir de 1995 deixou de ser utilizada, devido a seu mau estado de conservação, há uma inscrição um pouco diferente. Além disso, além do italiano, há também o texto em inglês, francês e espanhol.

Itinerário

Referências

  1. PJ.es (em castelhano)
  2. Cruz da JMJ em Madri 2011
  3. JMJ Madri
  4. Santos Jovenes (em castelhano)

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.