Jesus curando o paralítico em Betesda

A Cura do Paralítico em Betesda é um milagre de Jesus descrito no Evangelho de João (João 5:1–18)[1].

Jesus curando o paralítico no tanque de Betesda.
1667-70. Por Murillo, atualmente na National Gallery, em Londres.

Narrativa bíblica

De acordo com João, este milagre ocorreu próximo a Porta das Ovelhas, nos Tanques de Betesda; reservatórios que sazonalmente recebiam peregrinos com a supersticiosa intenção de receber as propriedades curativas de suas águas. Dentre os romeiros, diversos portadores de deficiência, como cegos, coxos e paralíticos, eram comumente encontrados. Um deles, inválido já fazia trinta e oito anos, recebeu a atenção de Jesus, que o indagou: "Queres ficar são?".

Segue o texto:

«Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque quando a água for movida; mas enquanto eu vou, outro desce antes de mim. Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são, tomou o seu leito e começou a andar. Era sábado aquele dia. Por isso disseram os judeus ao que havia sido curado: Hoje é sábado, e não te é lícito levar o teu leito. Ele respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. Eles lhe perguntaram: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que havia sido curado, não sabia quem era; porque Jesus se tinha retirado, por haver muita gente naquele lugar. Depois Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha, já estás são; não peques mais, para que te não suceda coisa pior. O homem foi dizer aos judeus que Jesus era quem o havia curado. Por isso os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas nos sábados.» (João 5:7–18)

Interpretação

Jesus mandou o paralítico levar a cama para ele não esquecer quem o libertou e curou, para que através da cama ele manifestasse a glória de Deus.

Ver também

Referências

  1. John Clowes, The Miracles of Jesus Christ published by J. Gleave, Manchester, UK, 1817 page 279
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.