De Spelbrekers

De Spelbrekers, constituído por Theo Rekkers (24 de abril de 192420 de abril de 2012) e Huug Kok (19 de fevereiro de 191827 de outubro de 2011), foi um duo neerlandês conhecido internacionalmente pela sua participação no Festival Eurovisão da Canção 1962.

Décadas de 1940 e 1950

Rekkers and Kok conheceram-se durante a Segunda Guerra numa fábrica de munições em Bremen, Alemanha, quando eles trabalhavam em trabalho forçado. Eles formaram a banda em 1945, quando a guerra terminou.[1].Começaram a a gravar discos em 1950, e lançaram numerosos durante uma década, o que teve mais sucesso foi "Oh wat ben je mooi" que atingiu o n.º5 do top neerlandês em 1956.[2].

Festival Eurovisão da Canção

Em 1962, participaram na pre-seleção holandesa, com a canção "Katinka", tendo vencido e deu-lhes a possibilidade de participar no Festival Eurovisão da Canção 1962, que teve lugar no Luxemburgo em 18 de março desse ano.[3]A canção "Katinka" foi uma das quatro canções ( as outras foran as da Bélgica, Áustria e Espanha que não conseguiram obter qualquer ponto. Foi a primeira vez em que surgiram canções sem qualquer ponto.[4]Apesar disso, a canção foi um sucesso nos Países Baixos e foi considerada como umas canções mais bem lembradas e reconhecidas pelos holandeses (entre as canções neerlandesas no Festival Eurovisão da Canção).[5]

Later career

A dupla nunca mais conseguiu recuperar o sucesso de "Oh wat ben je mooi" e "Katinka", e depois de anos de lançamento de singles sem obter o sucesso e vendo o o interesse do público por eles em declínio, eles decidiram em meados de 1970 mudar-se para gestão de música, os seus clientes incluíram André van Duin, Ben Cramer e Saskia & Serge.[1]

Referências

Prêmios e realizações
Precedido por
Greetje Kauffeld
com "Wat een dag"
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção
1962
Sucedido por
Annie Palmen
com "Een speeldoos"
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.