Declaração de Princípios Éticos Médicos do MERCOSUL

A Declaração de Princípios Éticos Médicos do MERCOSUL é uma declaração do MERCOSUL que insculpe princípios éticos e proclama que os médicos devem respeitar as normas éticas vigentes e a legislação do país onde exerce a profissão, devendo colaborar com as autoridades sanitárias e assumir a sua quota de responsabilidade com relação à saúde pública, à educação sanitária e à legislação referente à saúde.[1]

Declaração de Princípios Éticos Médicos do MERCOSUL
Declaração de Princípios Éticos Médicos do MERCOSUL
Exposição com a literatura, em língua portuguesa, do Código de princípios éticos médicos do Mercosul.
Propósito Elenco de princípios éticos e morais norteadores e obrigatórios a serem observados por operadores da medicina nos países que compõem o Mercosul.
Local de assinatura Assunção
 Paraguai
Autoria Mercosul
Signatário(a)(s) Associações e conselhos médicos nacionais.
Criado 1995
Ratificação 1995

História

O documento foi oficializado pelos estados partes do bloco em reunião realizada em Assunção, no Paraguai, no dia 18 de maio de 1995 e recebeu alterações com a Resolução MERCOSUL/GMC N.° 58/01, que se deu durante XLIV reunião do Grupo Mercado Comum, realizada em Montevidéu no dia 5 de dezembro de 2001.[2]

Ver também

Referências

  1. BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Código de Ética Médica do Brasil. Brasília: CFM, 1996.(É um livro que, além do Código de ética Médica do Brasil, também elenca vários documentos de ética e deontologia médicas do mundo).
  2. MERCOSUL/GMC/RES. N° 58/01 PRINCÍPIOS ÉTICOS MÉDICOS DO MERCOSUL
  3. Resolução CFM nº. 1154, de 13 de abril de 1984.
  4. Code of Medical Ethics

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.