Declaração unilateral de independência

Uma declaração unilateral de independência (DUI) é um procedimento legal estabelecido quando uma entidade subnacional se declara independente e soberana, sem um acordo formal com o Estado nacional do qual está se separando. O termo foi usado pela primeira vez quando a Rodésia declarou a independência do Reino Unido em 1965, sem um acordo com o Reino Unido.[1] O método de declaração unilateral de independência é considerado controverso no direito internacional.

Exemplos

Outros exemplos importantes de uma declaração unilateral de independência incluem a dos Estados Unidos em 1776,[2] a tentativa de secessão de Biafra da Nigéria em 1967, a declaração de independência de Bangladesh do Paquistão em 1970, a (não reconhecida internacionalmente) secessão da República Turca de Chipre do Norte do Chipre em 1983, a Declaração de Independência dos Territórios Palestinos em 1988 e a Declaração de Independência da República de Kosovo em 2008. [3]

Durante a dissolução da Iugoslávia, o governo dos Estados Unidos alertou os governos da Eslovênia e da Croácia que abandonassem os planos de uma declaração unilateral de independência, devido à ameaça de erupção de uma grande guerra nos Bálcãs como consequência disso, e ameaçou que iria se opor a declaração unilateral de independência dos dois países com base na Ata Final de Helsinque, caso fizessem isso. No entanto, quatro dias depois, tanto a Eslovênia e a Croácia anunciaram a sua declaração unilateral de independência da Iugoslávia. [4]

Referências

  1. Douglas George Anglin. Zambian Crisis Behaviour: Confronting Rhodesia's Unilateral Declaration of Independence, 1965-1966. McGill-Queens, 1994.
  2. Don H. Doyle. Secession as an International Phenomenon: From America's Civil War to Contemporary Separatist Movements. University of Georgia Press, 2010.
  3. United Nations. Index to Proceedings of the General Assembly 2008/2009: Subject Index. New York, New York, USA: United Nations, 2010. Pp. 138.
  4. Florian Bieber, Džemal Sokolović. Reconstructing multiethnic societies: the case of Bosnia-Herzegovina. Ashgate, 2001. Pp. 41.
  5. «BBC ON THIS DAY». BBC Texto " 11 " ignorado (ajuda); Texto " 1965: Rhodesia breaks from UK" ignorado (ajuda)
  6. «Kosovo's independence is legal, UN court rules». Theguardian.com
  7. «Crimea regional assembly approves conditional declaration of independence». Euronews

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.