Dennis Tito

Dennis Anthony Tito (Nova York, 8 de agosto de 1940) é um multimilionário norte-americano e o primeiro turista espacial do mundo, indo ao espaço na nave russa Soyuz TM-32 até a Estação Espacial Internacional, em 28 de abril de 2001, pagando vinte milhões de dólares pela viagem.

Dennis Tito
Dennis Tito
Nascimento 8 de agosto de 1940 (83 anos)
Nova York, EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Carreira espacial
Turista espacial
Tempo no espaço 7d 22h 04m[1]
Seleção 2000[1]
Missões
Insígnia da missão
Aposentadoria 2001[1]

Biografia

Tito é bacharel em ciência da aeronáutica pela Universidade de Nova York, e não era um estranho à exploração espacial, tendo trabalhado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA como técnico-cientista.

Em 1972 ele fundou a administradora de investimentos, consultoria e serviços tecnológicos Wilshire Associates, na Califórnia, chegando a administrar, por meio da empresa, cerca de setenta e um bilhões de dólares de clientes,[2] usando intrincados cálculos matemáticos como ferramenta para a avaliação de riscos nas aplicações financeiras de diversas empresas e clientes particulares, metodologia que usava da mesma maneira nos desenhos e cálculos para construção de sondas e espaçonaves, quando trabalhava na NASA.

Apesar da mudança na carreira, da engenharia aeroespacial para administração de investimentos financeiros, ele nunca perdeu o interesse pela exploração espacial, até o dia em que pôde realizar seu sonho de ir ao espaço.

Em 2022 foi anunciado que ele e sua esposa, Akiko Tito, compraram dois assentos no segundo voo cislunar da Starship.[3]

Ver também

Referências

  1. «Astronaut Biography: Dennis Tito». 19 de abril de 2018. Consultado em 8 de agosto de 2021
  2. «Dennis Tito Biography & Net Worth (2021)» (em inglês). Financialslot. Consultado em 20 de março de 2022
  3. «SpaceX announces a second private flight to the Moon aboard Starship». 12 de outubro de 2022. Consultado em 12 de outubro de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.