Dextra Sistemas

A Dextra Sistemas é uma empresa brasileira de TI fundada em 1995 por ex-alunos da Unicamp.

Dextra Sistemas
sociedade limitada
Slogan Coding your business
Atividade Tecnologia da informação
Fundação 1995
Sede Campinas
Empregados ~80 (2010)
Serviços Fábrica de software, Consultoria, Capacitação tecnológica
Website oficial www.dextra.com.br

História

A Dextra Sistemas foi fundada em 1995 por 3 ex-alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas.

O nome Dextra vem do latim, que significa "direita". A mão direita, a destra, hábil, sinal de amizade e proteção, aliança e confiança.

Em meados de 2008 a empresa tornou-se integrante do Actminds - consórcio brasileiro de exportação de software formado por empresas de TI da região de Campinas, passando a oferecer seus serviços de Desenvolvimento de software para o exterior[1].

No início de 2009, a Dextra conquista a certificação MPS.Br[2] nível "F".

Em Junho de 2009, a unidade de Treinamentos da Dextra firma uma parceria com a Sun Microsystems[3] e passa ser a única empresa do interior de São Paulo a oferecer cursos e certificações oficiais Java.

Em Julho de 2009 a empresa entra no ranking das melhores empresas de TI e Telecom do Brasil para se trabalhar. Pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work[4] em parceria com a revista Computerworld[5].

No dia 26 de julho de 2010 a empresa mudou sua matriz para o Pólis de Tecnologia[6] de Campinas, um dos maiores e mais importantes centros tecnológico do país.

No final de julho de 2010 a Dextra Sistemas foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como uma das melhores empresas de TI do Brasil para trabalhar. A empresa alcançou a 34ª colocação num total de 200 empresas inscritas no processo. A Pesquisa é realizada pelo instituto Great Place to Work[4] em parceria com a revista Computerworld[7].

Em 2011 a empresa foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das melhores empresas de TI do Brasil para trabalhar. A Dextra subiu 22 posições em relação à colocação do ano passado, ficando em 12º lugar, e conquistou também o prêmio de Melhor Empresa para Trabalhar nas práticas Inspirar, Falar e Escutar. Além desses prêmios, a Dextra foi eleita a 2ª melhor empresa para trabalhar em Campinas e Região.

Em  2013, os negócios digitais começam a tomar espaço no mercado, criando novos diferenciais competitivos. Com sua experiência em projetos inovadores, a Dextra cria um framework para apoiar os clientes na sua Jornada Digital.

A Dextra atinge 1 milhão de horas de desenvolvimento em projetos ágeis em 2015. E no mesmo ano, a grande demanda por Agility e Digital Transformation nos EUA abrem oportunidades para internacionalização e a Dextra abre sua subsidiária nos Estados Unidos, Silicon Valley.

A partir de 2017, o mercado passa a investir em Transformação Digital e a Dextra cria uma metodologia para auxiliar as empresas na Aceleração Digital.

Em 2018, com +280 funcionários, A Dextra atinge 2 milhões de horas de desenvolvimento de projetos ágeis.

A Dextra anuncia a venda integral da empresa para a Mutant. A partir de agosto de 2018 ela passa a atuar como uma Business Unit, fortalecendo o portfólio de serviços de Customer Experience da Mutant.

Em 2020 Dextra e CINQ unem forças rumo ao crescimento, atingindo +1000 dextranos e dextranas.

Desde sua fundação, a Dextra vem aperfeiçoando os programas internos de RH de acordo com o seu crescimento e sempre pautados na cultura da empresa. Para proporcionar um lugar de inovação e produtividade, a transparência entre as relações é o carro chefe.

Em 2021, a CI&T, multinacional brasileira,  com ampla atuação no exterior – especializada em transformação digital que gera impacto nos negócios de grandes marcas, como ABInbev, Ânima Educação, Grupo Boticário, Bradesco, Cielo, Coca-Cola, Itaú Unibanco, Johnson & Johnson, Nestlé, Porto Seguro, SulAmérica, Vivo, entre outras, adquire a Dextra. [8]

A CI&T traz escala sem diluir a personalidade da Dextra. Todo o sucesso Dextra será expandido em um novo capítulo, de forma exponencial e global, capaz de gerar um impacto de negócio rápido e relevante para clientes e potenciais clientes.

Unidades

Vista aérea do Polis de Tecnologia de Campinas, onde fica a sede da Dextra Sistemas

Referências

  1. Notícias - Dextra Sistemas, Página de notícias da Dextra informando o ingresso da empresa no grupo Actminds de exportação de software
  2. Avaliação do MPS.Br - Dextra Sistemas, Resultados da avaliação MPS.Br na página do Softex
  3. Sun Microsystems, Página de treinamentos da Sun Microsystems
  4. Great Place to Work, Página oficial do instituto Great Place to Work
  5. Revista Computerworld, Página oficial da revista Computerworld com o ranking das melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar 2009
  6. Pólis de Tecnologia, Página oficial do Complexo Empresarial Pólis
  7. Revista Computerworld, Página oficial da revista Computerworld com o ranking das melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar 2010
  8. «CI&T compra Dextra, de criação de produtos digitais, por valor não revelado». ISTOÉ DINHEIRO. 30 de junho de 2021. Consultado em 31 de janeiro de 2022

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.