Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa (ou "Dia da Lusofonia") é celebrado no dia 5 de maio. A data foi criada como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.[1] O dia 5 de maio foi a data da Primeira Reunião dos Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.[2] Posteriormente, em 25 de novembro de 2019, a data foi instituída pela UNESCO como Dia Mundial,[3] tornando o idioma português o primeiro no mundo a ter uma data oficial reconhecida pelo órgão da ONU.

Dia Mundial da Língua Portuguesa
Data(s) 5 de maio
Começa 2009
Frequência anual
Organizado por UNESCO
Página oficial http://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day
atual

O português é língua oficial de nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), além da Região Administrativa Especial de Macau (China), e estima-se que seja falado por mais de 265 milhões de pessoas, sendo o idioma mais utilizado do hemisfério sul. A criação da data faz parte de uma estratégia de internacionalização da língua adotada pela CPLP, e busca aumentar o interesse pelo idioma também em áreas não-lusófonas.[3]

A UNESCO propôs, em seu documento de promulgação da data, a realização de "concertos, leitura de obras literárias, palestras, competições, exposições culturais, apresentações culturais e populares, peças teatrais e eventos dando a conhecer a riqueza cultural e social da Língua Portuguesa e da diversidade cultural dos países e comunidades que falam este idioma, dando a conhecer mais sobre nossa língua e sua contribuição para a civilização humana". Pensando nisto, um grupo de intelectuais, escritores, editores, bibliotecários e educadores, constituiu uma Frente Cultural em apoio ao Dia Mundial da Língua Portuguesa,[4] criando iniciativas como, por exemplo, um painel de vídeos em celebração à data,[5] com depoimentos de várias pessoas sobre a língua portuguesa, incluindo nomes como Kardo Bestilo, João Fernando André (Angola), António Sampaio da Nóvoa, Ana Filomena Amaral e Alexandre de Sousa (Portugal), Olinda Beja (São Tomé e Príncipe), Marina Colasanti, Luiz Ruffato, Marco Haurélio, Paulo Markun, Danilo Santos de Miranda, Célio Turino (Brasil) entre outros.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.