Diocese de Copenhague

A Diocese de Copenhague é uma diocese de rito latino da Igreja Católica. Abrange toda a Dinamarca (como em províncias vizinhas onde nenhum dos bispados pré-Reforma Protestante foram restabelecidas depois que o luteranismo se tornou a igreja oficial do estado novo, no século XVI) além das duas possessões dinamarqueses ultramarinas, as Ilhas Faroé e a Groenlândia. Estima-se que 44 mil (0,8%) dos 5.700.000 habitantes do território diocesano são católicos romanos.[1]

 Nota: Se procura a diocese luterana homônima, veja Diocese luterana de Copenhague.
Diocese de Copenhague
Hafniae
Diocese de Copenhague
Localização
País  Dinamarca
Arquidiocese metropolitana Circunscrição eclesiástica imediatamente sujeita à Santa Sé
Estatísticas
População 5 707 749
Área 2 220 093 km²
Informação
Rito Latino
Criação 29 de abril de 1953
Catedral Catedral de Santo Ansgário
Padroeiro(a) Santo Ansgário
Governo da diocese
Bispo Dom Czeslaw Kozon
Jurisdição Diocese
Página oficial katolsk.dk

O atual bispo, nomeado em 1995, é Czeslaw Kozon.[1] Hans Martensen Ludvig, SJ, é o bispo emérito. A igreja principal da diocese é a Catedral de Santo Ansgário.

Os antigos bispados de Ribe e Odense foram incorporados à diocese. A Diocese de Copenhague é diretamente sujeita à Santa Sé.

Foi criada em 7 de agosto de 1868 como o Vicariato Apostólico das Missões do Norte. Em 1869, foi rebaixada a Prefeitura Apostólica da Dinamarca. Em 15 de março de 1892, foi novamente promovida a Vicariato Apostólico da Dinamarca. Somente em 29 de abril de 1953[1] foi elevada a diocese de pós-missionário de København.

Ver também

Referências

  1. Cheney, David M. (2019). «Diocese of København {Copenhagen}». The Hierarchy of the Catholic Church. Consultado em 14 de julho de 2019. Cópia arquivada em 24 de março de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.