Anantapur (distrito)

Anantapur é um distrito do estado indiano de Andhra Pradesh. A capital é Anantapur.

Geografia

Anantapur é o maior distrito de Andhra Pradesh abrangendo uma área de cerca de 19,130 km². É delimitada a norte pelo Distrito de Kurnool, a leste por Distrito de Kadapa, a sudoeste por Distrito de Chittoor, e no sudoeste e oeste pelo estado de Karnataka. Faz parte da região de Rayalaseema no estado. As partes norte e central geralmente possuem um planalto elevado, na maioria das vezes irregular, com grandes rochas de granito ou séries de pequenas elevações surgindo ocasionalmente sobre a sua superfície.

Na parte sul do distrito a superfície é mais acidentada, subindo para o planalto há 2 600 pés acima do mar. Seis rios correm dentro do distrito: Penna, Chithravathi, Vedavathi, Papagni, Swarnamuki e Thadakaleru. O distrito tem uma precipitação média anual de 381 milímetros. Este local também possui muitas pessoas importantes como o antigo Presidente da Índia Sr. Neelam Sanjiva Reddy.

Demografia

O distrito possui uma população de 3 640 478 dos quais 25,26% é urbana, no censo feito em 2001.[1] Telugu, Urdu e inglês são as principais línguas faladas, tendo o distrito uma taxa de alfabetização de 56,69%. Anantapur inclui 866 vilas.

História e locais de interesse

Anantapur é a sede da Sri Krishnadevaraya University, e das fortalezas Penukonda e Rayadurga, e dos templos para os santos Puttaparthi, Penna Ahobilam e Lepakshi. Existe uma notável fortaleza em Gooty, 2171 pés acima do mar, e uma rocha semelhante existe em Penukonda, com uma elevação igual à de Bangalore, cerca de 3 100 pés acima do mar. Em 1789 foi cedido por Tipu Sultan para Nizam de Hyderabad, e em 1800 Nizam cedeu o distrito de Anantapur e mais outros para os britânicos no pagamento de uma dívida.

As principais cidades do distrito incluem Anantapur, Hindupur, Guntakal, Tadipatri, Kadiri, Dharmavaram, Rayadurg e Kalyandurg. Outros lugares de interesse incluem Alur, Chitrachedu, Enumaladoddi, Gooty, Lepakshi, Yalagalavanka e Puttaparthi.

Referências

  1. «Censusindiamaps.net». Consultado em 26 de julho de 2006. Arquivado do original em 27 de julho de 2007
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.