Distrito del Sur

O Distrito del Sur ou de Quito' foi uma subdivisão judicial e militar da Grã-Colômbia, que corresponde atualmente aos territórios do Equador, mais a região do Rio Marañón[1].


Distrito del Sur
1821  1830
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Distrito del Sur
Localização de Distrito del Sur
Distrito del Sur na Grã-Colômbia
Continente América do Sul
País Equador e Peru
Capital Quito
0° 13' S 78° 31' O
Língua oficial Espanhol
Religião Católica
Governo República
História
  12 de outubro de 1821Criação do Distrito
  15 de fevereiro de 1819Congresso de Angostura
  30 de agosto de 1821Congresso de Cúcuta
  24 de maio de 1822Batalha de Pichincha
  13 de maio de 1830Dissolução da Grã-Colômbia
Moeda Piastra

Esta entidade foi criada pela lei de 12 de Outubro de 1821, como o Congresso da Colômbia servir os desígnios da Constituição de Cúcuta, decidiu subdividir tribunal e militarmente o país em distritos, a fim de gerenciar um justiça maneira mais eficaz nas diversas áreas do país[1].

Territorialmente el distrito composta todo o território do que era a antiga Província de Quito, que junto com os distritos de Nova Granada e Venezuela formava todo o território da Grã-Colômbia. O tribunal de justiça de cada uma dessas subdivisões foi composto por nove ministros, sete dos quais eram juízes e dois promotores. A capital do distrito era a atual Quito[1].

Divisões administrativas

Quando foi criado pela lei de 12 de Outubro de 1821, o Distrito del Sur compreendia apenas no departamento de Cauca. Mais tarde, a independência do Equador em 1822 e da criação de departamentos de Azuay, e Guayaquil, em 1824, eles foram atribuídos, enquanto Cauca passou o Distrito del Centro.

Ao total, o Distrito del Sur compreendia 3 departamentos:

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.