Doca do Bom Sucesso

A Doca do Bom Sucesso é uma instalação portuária, atualmente de uso misto civil e militar, situada nas imediações da Torre de Belém em Lisboa. É notável por sua importância histórica aérea e naval.

Doca do Bom Sucesso em Belém

História

A Doca do Bom Sucesso é notável pela sua importância na história aérea e naval de Portugal do século XX. Em 1917, foi transformado no Centro de Aviação Marítima de Lisboa - a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa - e Escola de Aviação Naval, integrados no centro de aviação marítima.


Em 1918, após reorganização da Aviação Naval, a base passa a ser designação de Centro de Aviação Naval de Lisboa, até à sua extinção em 1952.

Em 1922, parte do Centro de Aviação Naval do Bom Sucesso o voo de Gago Coutinho e Sacadura Cabral que se torna a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, um dos maiores feitos da aeronáutica mundial.

Actualmente funciona na Doca do Bom Sucesso uma marina para embarcações de recreio. A doca serve igualmente de base a lanchas dos serviços de pilotagem do Porto de Lisboa, da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Marítima Nacional.

Imagens históricas

Doca do Bom Sucesso em 1919
Torre do submarino Golfinho, na Doca do Bom Sucesso, em 1918.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.