Docapesca

A Docapesca - Portos e Lotas, S.A. é a maior empresa europeia a atuar no setor das pescas, quer a nível geográfico, quer pela diversidade dos serviços prestados[carece de fontes?].

Docapesca - Portos e Lotas, S.A.

Organização
Natureza jurídica Sociedade Anónima
Atribuições Atuar nos negócios do Setor da Pesca a saber, a primeira venda do pescado e atividades conexas.
Dependência Governo da República Portuguesa
Ministério do Mar
Chefia Teresa Coelho
Documento institucional Decreto-Lei n.º 107/90, de 27 de março
Localização
Jurisdição territorial Portugal
Sede Lisboa
Histórico
Antecessor DOCAPESCA - Sociedade Concessionária da Doca de Pesca, S.A.
Criação 27 de março de 1990
Sítio na internet
Sítio da Docapesca

A Docapesa - Portos e Lotas, S.A. é detida a 100% pelo Governo da República Portuguesa.

A Docapesca Portos e Lotas S.A., tem a seu cargo a prestação de serviços da primeira venda de pescado em regime de exclusividade, no continente. É constituída pela Sede, em Lisboa, onde funcionam os serviços centrais e por 14 Delegações, que abrangem 20 lotas principais e 50 postos de vendagem em pequenas comunidades piscatórias.

A Docapesca presta ainda um conjunto de serviços de apoio a armadores, pescadores, comerciantes de pescado e outros clientes, dos quais se salientam, aluguer de armazéns para comerciantes e armadores, entrepostos frigoríficos, mercados de 2ª venda, venda de gelo e combustíveis. É, além disso, a entidade que detém e trata os dados relativos ao pescado transacionado nas lotas do continente.

Eixos Estratégicos

A Docapesca irá agilizar e flexibilizar a sua estrutura de comercialização, tornando-a menos densa e pesada, mas simultaneamente mais eficiente. O Comprovativo de Compra em Lota e a venda de pescado on-line, são já duas medidas visíveis, a acrescentar à sua estratégia de promover e valorizar o pescado, que lhe é entregue para comercializar, e que assenta em 5 eixos principais, a saber:

- Implementação do HACCP;

- Normalização do Pescado;

- Modernização dos equipamentos;

- Economia/Alteração das redes de lotas;

- Abertura ao exterior.

Fundação

A Docapesca, criada pelo Decreto-Lei 40764, de 7 de Setembro de 1956, surge em Lisboa, mais concretamente em Pedrouços, como o único ponto para a receção do pescado, substituindo as antigas lotas de Santos e da Ribeira Nova (respetivamente para o arrasto costeiro e local e do alto).

Neste primeiro momento ficava de fora do âmbito da empresa a venda das capturas pela pesca artesanal, pois o primeiro objetivo da concessão era criar uma infraestrutura de apoio ao escoamento das capturas da pesca industrial, nomeadamente através da capacidade refrigeração e de congelação do pescado, permitindo a sua distribuição posterior.

Ligações Externas

Site oficial

Fontes

Políticas de abastecimento no segundo pós-guerra: a "Organização das Pescas", Álvaro Garrido, in Análise Social, vol. XXXV (156), 2000, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.