Dolutegravir

Dolutegravir (DTG), vendido sob a marca Tivicay, é um medicamento antirretroviral usado juntamente com outros medicamentos no tratamento do HIV/AIDS.[1] Ela também pode ser usada como parte da profilaxia pós-exposição, para prevenir a infecção pelo HIV (disponível no SUS) depois de uma potencial exposição. Ela é tomado por via oral.

Efeitos colaterais comuns incluem problemas de sono, sensação de cansaço, diarreia, açúcar elevado no sangue, e dor de cabeça. Graves efeitos colaterais incluem reacções alérgicas e problemas de fígado. Não está claro se o uso durante a gravidez ou a amamentação é segura. Dolutegravir é um inibidor de integrase, o que é necessário para a replicação viral.

Dolutegravir foi aprovado para uso médico nos Estados Unidos em 2013.[2] Faz parte da Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial de Saúde, uma lista dos mais eficazes e seguros medicamentos que são necessários em um sistema de saúde.[3] Em 2015, o custo da medicação no Reino Unido foi de 499.00 libras por mês. Abacavir/dolutegravir/lamivudina, uma combinação com abacavir e lamivudina também está disponível.

Referências

  1. British national formulary : BNF 69 69 ed. [S.l.]: British Medical Association. 2015. p. 429. ISBN 9780857111562
  2. «Dolutegravir Sodium». The American Society of Health-System Pharmacists. Consultado em 8 de dezembro de 2017
  3. «WHO Model List of Essential Medicines (20th List)» (PDF). World Health Organization. Março de 2017. Consultado em 29 de junho de 2017
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.