Zona de fratura de Jan Mayen

A zona de fratura de Jan Mayen é uma região de falhas transformantes, com cerca de 1 100 km de comprimento, que cruza o troço da dorsal Mesoatlântica situadao a norte da Islândia, marcando a transição entre a dorsal de Kolbeinsey e a dorsal de Mohn.[1][2]

Carta esquemática da dorsal Mesoatlântica ao norte da Islândia, com a zona de fratura de Jan Mayen assinalada a amarelo.

Descrição

A zona de fratura de Jan Mayen faz parte da dorsal média do Atlântico, sendo formada por um complexo conjunto de falhas transformantes, de orientação sueste-noroeste e quase perpendiculares à orientação geral da dorsal naquela região. Situa-se na fronteira entre o Oceano Atlântico setentrional e o Oceano Glacial Ártico meridional. A dorsal inclui a região em torno da ilha Jan Mayen e marca o limite norte da microplaca de Jan Mayen, que se encontra deslocada para leste pela expansão crustal na zona.

Referências

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.