EDIFACT

Eletronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport, ou em Português, que é Intercâmbio Eletrônico de Dados para Administração, Comércio e o Transporte), é um padrão internacional de EDI, para descrição textual de documentos visando o armazenamento e envio por meios eletrônicos.

Criação

Foi elaborado em 1986 pela ONU (Organização das Nações Unidas) devido a globalização e o consequente relacionamento entre diferentes países e economias, sendo posteriormente adotado pelo International Organization for Standardization como padrão ISO 9735.

Estrutura

Um arquivo no formato EDIFACT é projetado para leitura eletrônica, e portanto é inadequado para leitura humana. Sua estrutura em arvore assemelha a alguns padrões mais recentes como XML e JSON, possuindo delimitadores diferentes e um foco de aplicações menor.

O objetivo do EDIFACT é a transmissão de documentos entre entidades, comumente indústrias e governos, portanto seu padrão descreve além da formatação do arquivo em sí, também a distribuição dos dados, garantindo uma integridade mínima da mensagem.

Exemplo

UNB+IATB:1+6XPPC+LHPPC+940101:0950+1'
UNH+1+PAORES:93:1:IA'
MSG+1:45'
IFT+3+XYZCOMPANY AVAILABILITY'
ERC+A7V:1:AMD'
IFT+3+NO MORE FLIGHTS'
ODI'
TVL+240493:1000::1220+FRA+JFK+DL+400+C'
PDI++C:3+Y::3+F::1'
APD+74C:0:::6++++++6X'
TVL+240493:1740::2030+JFK+MIA+DL+081+C'
PDI++C:4'
APD+EM2:0:1630::6+++++++DA'
UNT+13+1'
UNZ+1+1'
  • ' é o terminador de segmentos
  • + é o separador de elementos de dados
  •  : é o separador de grupo de elementos de dados

Nota: As quebras de linha foram adicionadas para legibilidade pois comumente um arquivo EDIFACT não possui qualquer quebra de linha.

UNH+1+PAORES:93:1:IA’ - Essa linha é o cabeçalho da mensagem, e especifica o tipo de documento (PAORES) e dados de versão (93, 1).

IFT+3+NO MORE FLIGHTS’ - Essa linha descreve o segmento 'Interactive Free Text' que é um tipo de comentário.

UNT+13+1’ - Este identificador informa a quantidade de segmentos que formam a mensagem em sí.

Obs: Exemplo obtido na versão em ingles da Wikipédia:

Estado atual da EDIFACT

EDIFACT é largamente utilizado por indústrias e governos na Europa onde sistemas informáticos existem há mais tempo, na Ásia o XML se estabeleceu como o padrão mais utilizado, devido talvez à base tecnológica asiática ser mais recente.

No Brasil o EDIFACT está bem estabelecido na indústria, especialmente a de grande porte, embora divida espaço com o RND, principalmente no segmento automotivo.

Em Portugal também se usa mas apenas nas grandes empresas.

Veja Também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.