EM64T

A Extended Memory 64-bit Technology (EM64T) é a implementação da Intel da AMD64, uma extensão de 64-bits à arquitectura IA-32.

Processador Pentium4 com a tecnologia EM64T

História

A história do projecto EM64T é longa e complicada, principalmente devido a políticas internas da Intel. Começou com o nome de código Yamhill (nome inspirado numa localidade do Oregon nos Estados Unidos). Após vários anos a negar que este projecto existia, a Intel eventualmente admitiu nos inícios de 2004 a sua existência, dando-lhe aí o nome de código CT (Clackamas Technology), (Clackamas é uma localidade vizinha de Yamhill). Então, dentro de um espaço de semanas do anúncio da Intel, a companhia renomeou o projecto várias vezes: após o Intel Developer Forum da primavera de 2004, a Intel baptizou-o de IA-32E (IA-32 Extensions) e umas semanas mais tarde criaram o nome EM64T. O Chairman da Intel, Craig Barrett, admitiu que este foi um dos seus segredos mais mal guardados.

CPUs Intel com EM64T

O primeiro processador da Intel a implementar activamente a tecnologia EM64T é o processador com o nome de código Nocona. Esse processador encontra-se à venda como o multi-processador Xeon da Intel. Como o Xeon é baseado directamente no Pentium 4, esse processador também tem a tecnologia EM64T implementada, apesar de, tal como acontece com o Hyper-Threading, essa característica não ter sido inicialmente activada no projecto Prescot, possivelmente por ele não se encontrar aperfeiçoado na altura.

Ver também

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.