Eleusino (filho de Ogiges)

Eleusino, na mitologia grega, foi o fundador da cidade de Elêusis, cujo nome deriva do seu nome[1].

Pausânias apresenta duas versões, preferindo a de que Eleusino era filho de Hermes e a ninfa Daeira, filha de Oceano à de que ele era filho de Ogiges[1].

Ele se casou com Cothonea, com quem teve o filho Triptólemo[2]. Triptólemo teve como ama de leite a deusa Ceres, que o amamentava de dia e de noite o colocava no fogo[2]. Estranhando que Triptólemo crescia mais do que o esperado, seus pais vigiaram Ceres em segredo, e entraram em pânico quando viram que Ceres ia colocar a criança no fogo[2]. Irritada, Ceres matou Eleusino[2].

Newton calcula a data da fundação de Elêusis como sendo 1080 a.C.[3], em sua análise da mitologia grega; esta data é bem diferente das cronologias tradicionais, em que Elêusis foi fundada em cerca de 1780 a.C. (por Ogiges, segundo Jerônimo de Estridão[4]).

Referências

  1. Pausânias (geógrafo), Descrição da Grécia, 1.38.7
  2. Higino, Fabulae, CXLVII, Triptólemo
  3. Isaac Newton, The Chronology of Ancient Kingdoms, A Short Chronicle from the First Memory of Things in Europe, to the Conquest of Persia by Alexander the Great
  4. Jerônimo de Estridão, Chronicon (Jerônimo)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.