Eloi de Bianya

Eloi de Bianya (Sant Salvador de Bianya, 1875 — Barcelona, 1936) foi o nome religioso do frade capuchinho catalão Joan Ayats Plantalech. Moreu mártir depois de explicar que era frade e é considerado beato pela Igreja católica.[1]

Eloi de Bianya

Obreiro da construção no seu pobo, se fez frade o 22 de junho de 1900.[2] Porteiro do convento dos Capuchinhos de Sarrià, quando os frades do convento tinham ido embora, tentou de fugir co'o seu sobrinho e outro frade.[3] Moreu assassinado despois de confessar que era religioso na Estação do Norte de Barcelona, junto a frei Cebrià de Terrassa, limosnero, e os estudantes frei Miquel de Bianya e frei Jordi de Santa Pau.

É considerado mártir pela Igreja Católica e numa ceremônia presidida pelo cardenal Angelo Amato na Catedral de Barcelona foi declarado beato o 21 de novembro de 2015 junto a outros frades capuchinhos como Martí Tarrés i Puigpelat.[4] Tinha fama de santidade já em vida.[5]

Os seus restos, e os doutros nove compaheiros mártires suos, estão debaixo do altar duma capela, numa urna na igreja dos Capuchinhos de Sarrià.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.