Beilhique de Aidim

O Beilhique de Aidim[1] ou Aidin[2] (em turco: Aydınoğulları), conhecido também com Principado de Aidin (em turco: Aydın Beyliği), foi um dos beilhiques da Anatólia governado pela dinastia aidinida. Sua primeira capital foi Birgi e, posteriormente, Ayasluğ (atual Selçuk). O principado foi fundado no século XIV pelos turcos oguzes após o declínio do Sultanato de Rum e foi batizado em homenagem ao seu fundador, Aidinoglu Maomé Bei.



Beilhique de Aidim

1308  1426

Bandeira de Aidinidas

Bandeira
Localização de Aidinidas
Localização de Aidinidas
Beilhique de Aidim entre 1315-1375
Continente Ásia
Região Anatólia
País Turquia
Capital Birgi
Ayasluğ
Língua oficial língua turca
Religião Islã
Governo Emirado
Período histórico Idade Média
  1308 de 1308Colapso do Sultanato de Rum
  1426 de 1426Anexado pelo Império Otomano

História

Os aidinidas foram também os soberanos do porto de Esmirna (atual Izmir) durante todo o período e da cidade por um período. Especialmente durante o reinado de Umur, o Leão, os aidinidas se tornaram uma importante força militar naval,[3] o que teve um papel crucial na guerra civil bizantina de 1341-1347, na qual Umur se aliou com João VI Cantacuzeno.

Em contrapartida, o principado foi atacado pelos cruzados latinos, na chamada cruzada esmirniota, que tomou a cidade. O beilhique foi incorporado pelo Império Otomano pela primeira vez em 1390 e, depois da passagem de Tamerlão pela Anatólia em 1402 e do caos que se seguiu e que durou até 1425, seus territórios se tornaram novamente - e definitivamente - parte do reino otomano.

Os beis de Aidim deixaram muitas importantes obras arquitetônicas, principalmente nas capitais.

Ver também

  • Mesquita de Issa Bei

Referências

  1. Quem é Quem no Brasil. 6 2 ed. [S.l.: s.n.] 1977. p. 896
  2. Enciclopédia brasileira mérito Vol. 1. São Paulo: Editôra Mérito S.A. 1967. p. 330
  3. Hans Theunissen. «Chapter V of Ottoman-Venetian diplomatics, the Ahd-Names; Venice and the Turkoman Begliks of Menteşe and Aydın» (PDF). Utrecht University
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.