Enantiomorfismo
Enantiomorfismo ou imagem Enantiomorfa consiste na simetria de dois objetos que não podem se sobrepôr.[1] Um exemplo simples de enantiomorfismo é a imagem de um objeto formada no espelho, como o vaso ao lado: uma fotografia direta (frente-a-frente) e uma obtida do espelho, não são iguais. A mesma coisa ocorre com a figura pintada num lado do papel e depois "carimbada" por sua dobra (ilustração). Os objectos e suas imagens, assim como as impressões por dobra, são considerados enantiomórficas.

Uma imagem no espelho evidencia o seu enantiomorfismo, assim como quando dobramos e desdobramos um papel com tinta fresca.
As moléculas que fazem isomeria espacial também são enantiomórficas. A imagem enantiomorfa também pode ser observado em uma câmara escura, na qual a imagem é invertida e enantiomorfa.[2][3]
- Mais exemplos
Moléculas quirales de um aminoácido.
Carro de bombeiro britânico, permite leitura da palavra "fire" pelo espelho retrovisor do carro da frente.
Referências
- «Espelho Plano». InfoEscola. Consultado em 17 de abril de 2022
- Costa, Maria Cristina Nonato. Estudos cristalográficos em macromoléculas biológicas: Aplicações em calgranulina C de granulócitos porcinos, tripanotiona redutase deTrypanosoma cruzi e fosfolipase A2 extraída do veneno da serpente Bothrops moojeni. Diss. Universidade de São Paulo, 1997.
- ELETRÔNICA, PARAMAGNÉTICA. PADRONIZAÇÃO DO MÉTODO DE DOSIMETRIA DE DOSES ALTAS PELA TÉCNICA DE RESSONÂNCIA. Diss. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2000.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.