Enrico Del Debbio

Enrico Del Debbio (26 de maio de 1891 Carrara, Itália12 de julho de 1973 (82 anos) Roma, Itália), foi um arquiteto e professor universitário italiano.[1]

Del Debbio desenvolveu sua principal atividade durante o período da ditadura de Benito Mussolini, como projetista do Foro Mussolini e do vizinho " Palazzo del Littorio", idealizado como sede do Partido Fascista, mas que acabou sendo sede do Ministério das Relações Exteriores [it] sob o nome de "Palazzo della Farnesina". Ocasionalmente também foi influenciado pela corrente do razionalismo,[1] mas suas principais obras desse período são típicas da "arquitetura de dominação [de]".

Del Debbio foi professor da Faculdade de Arquitetura de Roma de 1922 a 1962, onde se tornou diretor do instituto de desenho e relevo de monumentos de 1957 a 1964.[1] e membro da Comissão de Estudos Urbanos e da Comissão Municipal de Construção de Roma de 1952 a 1968. Depois de 1945, seus edifícios foram mais baseados no exemplo do modernismo escandinavo. Seu currículo, como o de Marcello Piacentini, pode ser considerado um exemplo de flexibilidade, adaptabilidade pragmatismo e continuidade entre sistemas na classe arquitetônica italiana do século XX.

Ver também

Referências

  1. «DEL DEBBIO, Enrico» (em italiano). treccani.it. Consultado em 15 de maio de 2023

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.