Eolípila

Eolípila, do grego Æolipile, também denominada de Máquina de Heron ou Máquina Térmica de Heron[1], é uma esfera oca, abastecida por uma bacia com água, que é aquecida para produzir vapor, fazendo com que este produza movimento.[2]

 Nota: "Máquina de Heron" redireciona para este artigo. Para o criador desta máquina, veja Heron de Alexandria.

O aparelho consiste de uma câmara (normalmente uma esfera ou um cilindro) com tubos curvados, por onde o vapor é expelido. A força resultante faz com que o aparelho gire. Normalmente, a água é aquecida numa bacia, que está ligada à câmara giratória por um par de tubos que também servem como eixo para a câmara. No entanto, a água também pode ser aquecida na própria câmara como demonstra a ilustração abaixo.

Foi desenhada no século I d.c. por Heron de Alexandria, sendo considerada a primeira máquina a vapor documentada.

Funcionamento

O vapor que sai da eolípila por ambos os furos tem a mesma pressão, já que estaria em equilíbrio se os furos fossem tampados; logo, o que o faz mover é justamente a pressão do vapor sobre o corpo - como a causada por ventos, o que Heron desejava elucidar com a invenção.

Curiosidades

O platonista inglês Thomas Burnet [2] propôs que a forma primordial da Terra, antes do Dilúvio, era uma eolípila, com uma superfície lisa, e que a forma atual é uma ruína da forma anterior.[3]

Referências

  1. Experimentos > Máquina Térmica de Heron Ponto Ciência
  2. Edna Kenton, The Book of Earths (1928), Earth The Mundane Egg [em linha]
  3. Thimas Burnet, Theory of the Earth, citado por Edna Kenton, The Book of Earths (1928), Earth The Mundane Egg
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.