Ermida de São Mateus (Altares)

A Ermida de São Mateus é uma é uma ermida portuguesa localizada na freguesia dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, arquipélago dos Açores.

Esta Ermida de São Mateus encontra-se localizada no sítio do Outeiro de São Mateus e é vizinha da Igreja Paroquial de São Roque. A sua construção é muito antiga, datando de 1530 e foi mandada erguer por Margarida Valadão, filha de João Valadão, um dos primeiros povoadores da ilha Terceira e que foi casada com Martim Simão, homem que deu o nome ao Pico de Martim Simão, na mesma localidade dos Altares.

Desde o Século XVI e durante muitos séculos foram feitos todos os anos romagens a esta ermida em agradecimento de graças recebidas. Desta ermida, actualmente pouco mais resta do que vestígios arqueológicos. Fica no entanto o seu registo para a lista de património dos Açores.

Ver também

Referências

  • Manuel Francisco dos Santos Peixoto, Apontamentos para a História da Terceira, Angra do Heroísmo, p. 144.
  • Gaspar Frutuoso, Saudades da Terra, Livro VI, Capítulo IV, p. 16, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Ponta Delgada, 2005.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.