Escola Catequética de Alexandria

A Escola Catequética de Alexandria (fundada em c. 190) foi e é um lugar para o treinamento de teólogos cristãos e padres em Alexandria. Os professores e estudantes da escola, também conhecida como Didascálio (Didascalium ou Didaskaleion), foram influentes em muitas das controvérsias teológicas do Cristianismo.

Clemente de Alexandria

O mais antigo instrutor conhecido da escola — e provável fundador — foi São Panteno. Ele foi sucedido como reitor da escola por seu discípulo, São Clemente. Outros notáveis teólogos com alguma conexão com a escola incluem Orígenes, Gregório Taumaturgo, Dionísio de Alexandria, Dídimo, o Cego e Patriarca Herácleas. Outros, incluindo São Jerônimo e Basílio de Cesareia, fizeram viagens até a escola para interagir com os estudiosos lá. Atualmente, o reitor da Escola Catequética de Alexandria é sua santidade Papa Teodoro II de Alexandria.

Primórdios

A Escola Catequética de Alexandria é a mais antiga escola do gênero no mundo. Ela é agora parte da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria. São Jerônimo relata — em De Viris Illustribus[1] — que a escola cristã de Alexandria teria sido fundada por São Marcos em pessoa e que o primeiro gestor escolhido por ele teria sido São Justo de Alexandria, que se tornaria o sexto bispo (patriarca) de Alexandria[2].

Sob a liderança do estudioso Panteno, a escola de Alexandria se tornou uma instituição importante para o ensino religioso, onde os estudantes eram ensinados por professores do porte de Atenágoras, Clemente, Dídimo e o grande Orígenes, considerado o pai da Teologia e que também era muito ativo no estudo dos comentários bíblicos e estudos comparativos.

Restabelecimento

O "Colégio Teológico da Escola Catequética de Alexandria" foi restabelecido em 1893 como um seminário teológico copta. A nova escola atualmente tem um campus em Alexandria, no Cairo, em Nova Jérsei e em Los Angeles, onde os seminaristas coptas e outros homens e mulheres qualificados estudam diversos assuntos, incluindo teologia, história, língua copta e arte — incluindo canto, música, iconografia e tapeçaria.

Ver também

Referências

  1. "De Viris Illustribus -Mark, the evangelist", em inglês.
  2. «L A Copts» (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2010. Arquivado do original em 20 de julho de 2011.

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.