Ínsula romana sob edifício da Escola da Sé

A Insula romana sob edifício da Escola da Sé é um conjunto de estruturas que correspondem a uma ínsula construída no século I e cuja ocupação sobreviveu até o século V. Localiza-se sob o antigo edifício da escola da Sé, actual sede da junta da mesma freguesia, em Braga, Portugal. Também é visível no local, restos de alicerce da muralha medieval que se encontram adossados a um pano de uma das torres defensiva.

Domus da Escola Velha da Sé
Apresentação
Tipo
Periódo
Estatuto patrimonial
Sítio de Interesse Municipal (d)
Incluído em sítio classificado (d)
Localização
Localização
Coordenadas

As ruínas da antiga casa romana foram escavadas e estudadas, entre 1998 e 2003, no contexto de um projeto, promovido pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara de Braga, de reformulação do programa arquitetónico do interior do edifício. Esta intervenção arqueológica identifica vestígios correspondentes a parte de uma casa romana, bem como estruturas associadas ao sistema defensivo medieval da cidade de Braga.

Pela interpretação dos vestígios arqueológicos, conclui-se que a casa romana (Domus) teve origem no século I, sofrendo entre o século III e inícios do século IV “profundas alterações”, sendo então dotada de um balneário privado, novos compartimentos e corredores, que foram revestidos com mosaicos de composição geométrica.

Em Março de 2022, A ‘Domus’ foi classificada como sítio de interesse municipal[1].

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.