Estação Jaguariúna

A Estação Jaguariúna é uma estação de trem no município de Jaguariúna, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ponto final da Viação Férrea Campinas-Jaguariúna, uma linha turística com locomotivas a vapor que tem nesse ponto o seu terminal.

Estação Jaguariúna
Estação Jaguariúna
Vista geral da Estação Jaguariúna
Uso atual Estação ferroviária e Museu
Administração ABPF
Linhas Linha Tronco
Código SP-0294
Informações históricas
Inauguração 15 de dezembro de 1945 (78 anos)
Localização
Coordenadas Estação Jaguariúna
Localização Jaguariúna

História

A estação de Jaguariúna foi construída em 1945 com o objetivo de substituir a antiga estação de Jaguary, nas proximidades do Rio Jaguari[1]. Desativada em 1977, a partir da inauguração do desvio de uma variante, entre 1981 e 1985 a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária manteve a Viação Férrea Campinas-Jaguariúna operando até a estação. Todavia, a administração municipal da época retirou os trilhos, fazendo com que a ABPF tivesse de construir uma pequena estação, com o nome da antiga estação (Jaguary)[2], a partir da qual as composições voltavam de ré. Em 2006, a Prefeitura de Jaguariúna comprometeu-se a construir a extensão de 1.200 metros da pequena estação existente para que a antiga estação de Jaguariúna retomasse sua função original. A obra teve custo de R$1,5 milhão[3]. Com a conclusão da obra, as locomotivas a vapor podem chegar à estação e voltar na direção correta graças a um girador instalado no fim da linha, do lado a oeste da estação.

Ver também

Referências

  1. Estações Ferroviárias. «Jaguariúna». Consultado em 19 de setembro de 2011
  2. Estações Ferroviárias. «Jaguary-VFCJ». Consultado em 19 de junho de 2011
  3. Centro-Oeste Brasil (julho de 2006). «A expansão dos trilhos da VFCJ». julho de 2006. Consultado em 19 de junho de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.