Estação de Pontoise

A estação de Pontoise é uma estação ferroviária francesa na linha de Saint-Denis a Dieppe e na linha de Achères a Pontoise, localizada abaixo ao sul do centro da cidade no vale do Viosne, no território da comuna de Pontoise no Val-d'Oise na região de Île-de-France.

Ela foi inaugurada em 1863. Anteriormente, a partir de 1846, Pontoise foi servida pela estação Saint-Ouen-l'Aumône-les-Pontoise (que se tornou a estação de Épluches).

É uma estação SNCF servida pelos trens da rede Transilien Paris-Nord (linha H), Paris Saint-Lazare (linha J) e os da linha C do RER. Ela é o destino da linha de Achères a Pontoise.

Situação ferroviária

Estabelecida a uma altitude de 28 metros, a estação de junção de Pontoise está localizada no ponto quilométrico (PK) 29.395[1] da linha de Saint-Denis a Dieppe e no PK 28.583[1] da linha de Achères a Pontoise.

A estação de Pontoise, do ponto de vista operacional, inclui um troço de tráfego que se estende até Pont-Petit (linha Pierrelaye - Creil) com o entroncamento Liesse telecomandado. As estações (no sentido comercial do termo) de Chaponval (para uma via apenas), Pont-Petit, Épluches, Saint-Ouen-l'Aumône e Pontoise estão incluídas no setor de tráfego de Pontoise.

História

Estação de Pontoise, por volta de 1906

A primeira estação de Pontoise, foi oficialmente inaugurada em 21 de junho de 1846 pela Compagnie des chemins de fer du Nord, quando abriu sua linha de Paris a Lille e Valenciennes para operação. Está estabelecido entre as estações de Herblay e Auvers, a cerca de 29 quilômetros de Paris. A cidade tinha 5 500 habitantes. Os carros, em correspondência com a ferrovia, serviam Magny, Gisors e Marines.[2][3]

Quando a Compagnie du Nord decidiu colocar em serviço uma nova linha para Dieppe, inaugurada em 1 de agosto de 1863, entrou em serviço uma nova estação mais próxima de Pontoise e a primeira, localizada na linha Creil, passou a se chamar estação de Épluches . A construção desta nova estação, cuja construção custou 73 083 francos, foi desenhada pelo arquiteto principal Jules-Léon Lejeune.

Por ocasião da extensão da linha C do RER até Pontoise, no início de 2000 entrou em serviço uma posto de AMV de retransmissão controlado por computador (PRCI), em diferentes fases. A antiga estação de tecnologia PRS data de 1965, mas o edifício ainda existe. O PRCI foi construído ao lado « avenue du Maréchal Canrobert » (sul) no local da antiga estação de carga da empresa ferroviária CGB (longo caminho de ferro suburbano) que servia as linhas Pontoise - Magny-en-Vexin e Pontoise - Poissy, linhas condenadas pelo automóvel na década de 1950. Após a modificação da planta de via, foram retiradas as antigas vias de transbordo que serviam o armazém de mercadorias e a antiga brigada de via.

O estacionamento localizado em frente, bem como a rodoviária, ocupam o local do antigo curso do Viosne que cruzava a lagoa de Vert-Buisson neste local. O curso do rio foi desviado da rue Saint-Martin que atravessa a passagem de nível a oeste da estação, para permitir a instalação dos trilhos.

Para 2018, a SNCF estima a frequência anual desta estação em 8 269 000 passageiros, número arredondado para o milhar mais próximo.[4]

Serviço aos passageiros

Ligação

Un élément Z 8800 de la ligne C du RER stationné devant le bâtiment voyageurs.
Uma unidade Z 8800 da linha C do RER estacionada em frente ao edifício de passageiros.

A estação é servida por trens da rede Transilien Paris-Nord (linha H), à taxa de um trem a cada meia hora fora do horário de pico e um a cada quarto de hora no horário de pico. Os trens são geralmente ônibus de Paris-Nord para Pontoise. É também o terminal dos comboios da linha transversal Pontoise - Creil.

Também é servido pelos trens Transilien Paris Saint-Lazare (linha J), com um trem a cada meia hora fora do horário de pico. Durante o horário de pico, seis trens por hora conectam Paris a Pontoise: um ônibus de Argenteuil a Pontoise a cada 20 minutos, alternando com um trem semidireto que continua até Boissy-l'Aillerie ou Gisors, também a cada 20 minutos.

Finalmente, é o terminal C1 para os trens da linha C do RER, com um trem a cada meia hora fora do horário de pico e um trem a cada quarto de hora durante o horário de pico.

  • Via 11: destino e origem: Creil (linha Transilien H) (Terminal)
  • Vias 12 e 13: destino e origem: Paris - Gare du Nord (linha Transilien H) (Terminal)
  • Vias 14 a 16: destino e origem: Massy-Palaiseau, Pont-de-Rungis - Aeroporto Orly (linha C do RER) (Terminal C1)
  • Vias 17 e 18: destino: Paris - Gare Saint-Lazare; origem: Boissy-l'Aillerie (ou Gisors) (linha Transilien J)
  • Vias 19 e 20: destino: Boissy-l'Aillerie (ou Gisors); origem: Paris - Gare Saint-Lazare (linha Transilien J)
  • Vias 31 e 33 (sem passageiros): vias de garagem destinadas aos trens do RER C.

Intermodalidade

Ela está equipada com bicicletários (descobertos e não protegidos). A passarela que liga a estação de Pontoise à rodoviária e à estação de Cergy-Préfecture é proibida para o tráfego de bicicletas. Estes dois pontos são parte das razões pelas quais a vila de Pontoise foi nomeada em 2013 para o « Clou rouillé ».[5] Fica perto da Avenue verte London-Paris, que corre ao longo do Oise (variante via Beauvais). A ligação pedonal e ciclável entre a estação de Pontoise e Saint-Ouen-l'Aumône pode ser feita pela passarela que margeia a ponte ferroviária de Pontoise (acesso por elevador na margem esquerda atualmente [setembro de 2014] condenado).

A estação é servida pelas linhas 95-04, 95-05, 95-07, 95-08, 95-12, 95-22, 95-23, 95-41, 95-48 e 95-50 da rede de ônibus du Vexin, pelas linhas 29, 30, 33, 35, 36, 43, 45, 56 e 58 da rede de ônibus da Société de transports interurbains du Val-d'Oise e, à noite, pela linha N150 da rede Noctilien.

A conexão para Cergy-Préfecture é feita através de uma das linhas da estação de ônibus Canrobert com pelo menos um ônibus a cada 10 min (tempo de viagem de aproximadamente 5 minutos).

Projeto

Futuramente, de acordo com o plano diretor para a região de Île-de-France (SDRIF), a estação de Pontoise será o terminal de uma linha de transporte público em seu próprio terreno,[6] ligando-o ao de Cergy-Préfecture.

Patrimônio ferroviário

A nova estação de 1863, projetada pelo arquiteto Jules-Léon Lejeune (1800-1877), corresponde ao plano padrão para estações de médio porte, criado por volta de 1859 para bâtiments voyageurs no trecho de Saint-Denis a Creil via Chantilly. Estes novos edifícios da estação caracterizam-se por uma bilheteira ao centro, encimada por um amplo frontão, enquadrado de cada lado por uma ala baixa e um pavilhão alto, de dimensões variáveis. Em Pontoise, a fachada é inteiramente revestida a pedra lapidada, os edifícios laterais têm dois pisos e uma cobertura de pavilhão (quatro versantes) enquanto as portas e janelas são rematadas por arcos abobadados.

Ver também

  • Lista de estações ferroviárias na França
  • Lista de estações do RER d'Île-de-France
  • Lista de estações da rede Transilien
  • Linha de Saint-Denis a Dieppe
  • Linha de Achères a Pontoise

Referências

  1. Livre : Reinhard Douté, Les 400 profils de lignes voyageurs du réseau ferré français, édité par La Vie du Rail en août 2011, ISBN 978-2-918758-34-1, volume 1, página 126.
  2. J.B. Richard (pseudo de Jean-Marie-Vincent Audin) (1846). «Itinéraire». Les Chemins de Fer par Richard. [S.l.]: L. Maison, éditeur. Consultado em 26 de setembro de 2016. Chemin de fer du Nord. De Paris à la frontière de Belgique par Lille et Valenciennes ... Itinéraire, etc.
  3. François Palau; Maguy Palau. «3.11 Paris à Lille et Valenciennes». Le rail en France. [S.l.]: F. et M. Palau. ISBN 978-2-9509421-0-4.
  4. «Fréquentation en gares». SNCF Open Data. 28 de novembro de 2019. Consultado em 29 de dezembro de 2019.
  5. Communiqué du 20 avril 2013 de la Fédération française des usagers de la bicyclette (FUB), sur fubicy.org. Consulté le 13 septembre 2014.
  6. SDRIF, 25 septembre 2008

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.