Ex-repúblicas soviéticas

Ex-repúblicas soviéticas, também conhecidas como Estados pós-soviéticos ou antiga União Soviética,[1] são os 15 Estados independentes que emergiram da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas após a sua dissolução, em dezembro de 1991. Em 16 de fevereiro, a Lituânia foi o primeiro país a restaurar a sua independência, em seguida, em agosto de 1991, a Letônia e a Estônia seguiram o mesmo caminho;[2][3] as 12 repúblicas soviéticas restantes tornaram-se conhecidas como os Novos Estados Independentes (NEI),[2] que posteriormente formou a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a maioria se juntou a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC). Os países bálticos, no entanto, evitaram esse caminho e, em vez disso, se juntaram a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Grupos de Estados pós-soviéticos:

Estados e grupos geográficos

Os 15 Estados pós-soviéticos são normalmente divididos em cinco grupos. Cada uma destas regiões tem seu próprio conjunto de traços comuns, devido não só a fatores geográficos e culturais, mas também a história dessa região em relação à Rússia. Além disso, há uma série de Estados independentes de facto, mas não reconhecidos internacionalmente.

Ex-repúblicas soviéticas
Bandeira República Capital Mapa da antiga União Soviética
1ArmêniaErevã
Republics of the Soviet Union
Republics of the Soviet Union
2AzerbaijãoBacu
3BielorrússiaMinsque
4EstôniaTalim
5GeórgiaTiblíssi
6CazaquistãoAstana
7QuirguistãoBisqueque
8LetôniaRiga
9LituâniaVilnius
10MoldáviaQuixinau
11RússiaMoscou
12TajiquistãoDuxambé
13TurcomenistãoAsgabade
14UcrâniaKiev
15UzbequistãoTasquente

Ver também

Referências

  1. http://belfercenter.ksg.harvard.edu/publication/1805/managing_conflict_in_the_former_soviet_union.html
  2. Van Elsuwege, Peter (2008). From Soviet Republics to Eu Member States: A Legal and Political Assessment of the Baltic States' Accession to the EU. Col: Studies in EU External Relations. 1. [S.l.]: BRILL. p. xxii. ISBN 9789004169456
  3. Smith, David James (2001). Estonia. [S.l.]: Routledge. p. 20. ISBN 0-415-26728-5
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.