Estatística (função)

Uma estatística é uma função (qualquer) das variáveis observáveis que não contém qualquer parâmetro desconhecido. Mais formalmente, a Teoria Estatística define uma estatística como uma função de uma amostra em que a função por si mesma é independente da distribuição que gerou a amostra.

Estatística
Subclasse devalor medido Editar
Estudado porestatística Editar
Calculado a partir deamostra Editar
Tem característicatipo de estatística Editar
Identificador NCI ThesaurusC83503 Editar

Este termo é utilizado usualmente tanto para a função quanto para o particular valor numérico da função aplicada a uma dada amostra observada.

Uma estatística não representa o mesmo conceito que um parâmetro estatístico, que não é calculável da amostra. Por exemplo, a média amostral é uma estatística, enquanto que a média de uma população é um parâmetro. Em geral utiliza-se um estimador (caso particular de estatística) para chegar num valor numérico que estima um parâmetro. No exemplo anterior, o estimador para a média da população é a média amostral.[1]

Exemplos de estatísticas incluem:

Exemplos de objetos comuns no dia-a-dia da Estatística que não são estatísticas incluem:

Estes claramente violam a definição pois não são obtidos somente da amostra.

Referências

  1. «Estatística» (em inglês). Microsoft Academic. Consultado em 20 de abril de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.