Estreito de Lução

O estreito de Lução[1] (Luzon) é um importante estreito entre o mar das Filipinas e o mar da China Meridional, entre a República da China (Taiuã) e Lução (Filipinas).

Mapa do estreito de Lução

O estreito tem cerca de 250 km de comprimento. Inclui várias ilhas, agrupadas nos arquipélagos das Batanes e Babuyan. Por sua vez, o estreito divide-se numa série de pequenos canais.

A importância do estreito deriva do facto de ser muito usado no comércio internacional, a partir dos portos da Ásia Oriental. Também passam pelo estreito de Lução numerosos cabos submarinos de comunicação.[2]

O estreito de Lução foi usado na invasão japonesa à Ásia Meridional em dezembro de 1941. Em 8 de dezembro (no mesmo dia do ataque a Pearl Harbor, devido à interposição da linha de mudança de data), os japoneses invadiram Batanes. Em 10 de dezembro ocuparam a ilha de Camiguim.

Ver também

Referências

  1. Paixão, Paulo (Verão de 2021). «Os Nomes Portugueses das Aves de Todo o Mundo» (PDF) 2.ª ed. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2022
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de maio de 2012. Cópia arquivada em 25 de maio de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.