Estreito de Palk

O estreito de Palk (em tâmil: பாக் சலசந்தி) é um estreito entre o estado indiano de Tâmil Nadu o distrito de Manar no Sri Lanca. É ligado pela baía de Bengala em direção ao nordeste com a baia de Palk e ao golfo de Mannar no sudeste.[1] O estreito possui 53 a 80 km de extensão.[2] Vários rios desembocam nele, incluindo o rio Vaigai de Tâmil Nadu. O estreito foi nomeado posteriormente por Robert Palk, que foi governador da província de Madrasta (1755-1763) durante o domínio britânico na região.

Sri Lanca e sul da Índia, separados pelo estreito de Palk

Situa-se na entrada da baía de Bengala entre sudeste da Índia e norte do Sri Lanca. É limitado a sul pela ilha Pamban (Índia), da ponte de Adão (ou de Rama), uma cadeia de bancos de areia, o golfo de Manar e a ilha de Manar (Sri Lanca). A porção sudoeste do estreito é também chamado de baía Palk. O estreito tem de 40 a 85 milhas (64 a 137 km) de largura, 85 milhas de comprimento e menos de 330 pés (100 metros) de profundidade. Ele recebe vários rios, incluindo o Vaigai (Índia), e contém muitas ilhas no lado do Sri Lanca. [carece de fontes?]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Palk Strait».

Referências

  1. Map of Sri Lanka with Palk Strait and Palk Bay
  2. Distâncias mensuradas no Google Earth.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.