Eugípio

Eugípio (em latim: Eugyppius ou Eugippius) foi um discípulo e biógrafo de São Severino de Nórica. Depois da morte dele em 482, Eugípio levou os restos para Nápoles e fundou ali um mosteiro no local de uma antiga vila romana chamada Castelo Luculano, o mesmo local onde seria depois construído o famoso Castelo do Ovo. Migne, na Patrologia Latina, chama-o de "Eugípio Africano" (Eugyppius Africae).

Em 511, Eugípio escreveu para Pascásio e pediu-lhe, dada a sua grande habilidade literária, que escrevesse uma biografia de São Severino a partir dos relatos do santo que ele havia colecionado de forma bruta e não artística. Pascásio, porém, respondeu que os atos e os milagres de uma santo não poderiam ser descritos melhor do que já havia feito Eugípio[1].

Em Nápoles, Eugípio compilou uma antologia de mil páginas sobre as obras de Santo Agostinho e outros trabalhos acadêmicos de grande qualidade.

Referências

Bibliografia

  • «Eugippius» (em inglês). Universidade de Evansville. Consultado em 24 de agosto de 2014. Arquivado do original em 12 de junho de 2008

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.